Pedro Dallari avalia a crise global da democracia

O colunista acredita que os eventos recentes, como a tentativa de golpe militar na Turquia, ameaçam a democracia

 20/07/2016 - Publicado há 6 anos  Atualizado: 17/04/2017 as 16:17

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Na coluna “Globalização e Cidadania” desta semana, Pedro Dallari analisa a crise pela qual passa a democracia no mundo contemporâneo. Apesar dos indícios de consolidação dos regimes democráticos nas últimas décadas, episódios como a tentativa de golpe militar na Turquia durante a semana passada põem em xeque a própria definição moderna de democracia.

Dallari acredita, no entanto, que a democracia deve continuar se afirmando no futuro. Segundo ele, isto se alicerça no progressivo empoderamento dos indivíduos possibilitado pelo desenvolvimento científico e tecnológico. A integração dos seres consolidada por esses avanços dificultou o controle estatal e a cassação dos direitos individuais.

Acompanhe o comentário completo:

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.