Parque Minhocão levanta debate sobre gerenciamento urbano

Especialistas comentam projeto recente da Prefeitura, apontando seus pontos positivos e negativos

 22/03/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou, há alguns dias, o projeto de revitalização do Elevado João Goulart (Minhocão). Cerca de 900 metros do viaduto serão transformados em um Parque Linear na primeira etapa das obras.

O projeto é baseado em um estudo do urbanista curitibano Jaime Lerner, que comandará a obra. Serão 17.500 metros quadrados de jardins, além de floreiras e deques. Também está prevista a instalação de elevadores, rampas e escadas para facilitar o acesso do público.

O investimento inicial previsto é de R$ 38 milhões, dinheiro que sairá dos recursos municipais. A primeira etapa do Parque Minhocão abrange os dois sentidos da Avenida Amaral Gurgel.

Alex Abiko, professor de Gestão Urbana e Habitacional da Escola Politécnica (Poli), e Issao Minami, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, dão suas opiniões sobre o projeto da Prefeitura e seus impactos na vida urbana da maior cidade do Brasil.

Ouça a reportagem no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.