Parceria tenta desmistificar o tabu em volta da doação de órgãos

Atividades são realizadas para mostrar à sociedade a relevância do tema

Nesta edição do programa Saúde sem Complicações, as convidadas são as enfermeiras Karina Dal Sasso Mendes, especialista em laboratório e tutora da Liga de Transplantes de Órgãos e Tecidos da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP), e Judite dos Santos Silva, da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto (FMRP), que falam sobre a campanha nacional de doação de órgãos 2019.

As enfermeiras dizem que há dez anos existe a parceria da OPO com a Liga de Transplantes e que o principal objetivo é mostrar para a sociedade a importância da doação de órgãos, um tema complicado de abordar por se tratar de morte. Em setembro, durante uma semana, são realizadas diversas atividades para motivar a discussão do tema tanto entre os alunos quanto entre a sociedade . 

Para Karina, as primeiras semanas da campanha, que acontece em setembro,  motivam, a curto e a médio prazo, o aumento nas doações. Mas, para Judite, é importante conversar com as famílias e desmistificar o que é a doação de órgãos, ainda um tabu na sociedade.

O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e por Maju Petroni, com apresentação de Mel Vieira e trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Coordenação de Rosemeire Talamone.

Ouça no link acima a íntegra do programa Saúde sem complicações.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •