Parceria entre universidades estuda saúde e nutrição de populações

Além de analisar a situação no Piauí, a pesquisa auxilia formação de profissionais de saúde pública

 19/10/2018 - Publicado há 5 anos

jorusp

Pesquisa realiza Inquérito de Saúde de Base Populacional em Municípios do Piauí para analisar a situação de saúde e nutrição das populações das cidades de Teresina e Picos, no Estado do Piauí. Foram coletados dados demográficos, socioeconômicos, de estilo de vida, de consumo alimentar, de condições de saúde e dados antropométricos, bem como o uso de suplementos e medicamentos da população.

Fruto de parceria entre a Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o estudo faz parte de um processo de formação dos profissionais de saúde pública, tanto para professores quanto para alunos. Para entender mais sobre o assunto, o Jornal da USP no Ar conversou com o professor Wolney Lisboa Conde, do Departamento de Nutrição da FSP.

O especialista explica que a pesquisa busca conhecer a realidade dos municípios e disponibilizar os dados encontrados para órgãos de saúde, a fim de ampliar a investigação do tema. As descobertas podem dialogar com pesquisas anteriores feitas nas cidades ou Estado, o que proporciona comparações entre as condições de saúde. Apesar de o modelo ter sido aplicado apenas em Teresina e Picos, ele pode ser utilizado em outros locais de forma fácil e acessível, comenta Conde.

Grupos de pesquisa de campo foram enviados às cidades para a formulação e coleta das amostras da pesquisa, a partir de entrevistas com a população e exames de mensurações físicas. O professor afirma que, após finalização dessa etapa, prevista para fevereiro do próximo ano, o foco será na análise dos dados e saída dos primeiros resultados até julho, que serão divulgados para publicação pela imprensa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.