Para colunista, paradoxos cercam a nova denúncia contra Temer

André Singer teoriza sobre as consequências do envio da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer para a Câmara

 21/09/2017 - Publicado há 7 anos

.
Na última quarta-feira ( 20),  a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal julgou procedente o envio da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer para a Câmara. Em setembro, a Procuradoria-Geral da República acusou o presidente de obstrução de Justiça e participação em organização criminosa. 

Para o professor André Singer, “a decisão do Supremo era previsível”. Como lembra o cientista político, a principal responsabilidade do STF seria julgar a denúncia apenas no caso de a Câmara autorizar a continuidade do processo.

Entretanto, na opinião do analista, existem dois paradoxos a serem analisados. O primeiro é o fato de que a denúncia da PRG desenvolve a ideia de que se formou uma organização criminosa, envolvendo o presidente, em meados de 2006. E, como a Constituição diz que o presidente não pode ser processado por ações anteriores ao exercício do mandato, “isso poderia ajudar a blindar um processo com acusações dessa gravidade”, afirma. De acordo com Singer, o segundo paradoxo é que a denúncia será possivelmente barrada na Câmara, já que, ao que tudo indica, a maioria parlamentar prefere proteger Temer, apesar das acusações.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.