Para colunista, estereótipos corroem a capacidade de pensar

Marcondes Filho: “A mente envelhece ao funcionar como máquina de uso repetitivo de clichês, esquemas e vícios mentais”.

 26/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 29/03/2017 as 17:52

cab_ciro_marcondes

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

20160826_00_palavrasPalavras e frases não são neutras e têm um alto poder destrutivo. Em sua coluna desta semana, o professor Ciro Marcondes Filho dispõe-se a destrinchar o poder dos estereótipos, que ele considera “um pensamento pronto, uma frase que cola na nossa mente como um grude”. De acordo com ele, estereótipos entorpecem a nossa capacidade de pensar e, com isso, passamos a pensar e agir mecanicamente. Uma outra de suas características é agir no sentido de negar a realidade que nos cerca, bloqueando tudo que seja novo e que não esteja de acordo com nossas ideias preestabelecidas.

O colunista entende que os jornalistas, em função de estereótipos, acabam funcionando como agentes da manutenção de ideias, da conservação da cultura e de seus preconceitos. Para Marcondes Filho, só a reeducação da mente é capaz de combater os estereótipos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.