Os museus europeus e a apropriação das culturas dos colonizados

Povos africanos exigem a devolução de suas riquezas culturais e objetos de arte
 

 17/07/2018 - Publicado há 6 anos
Por

 

 

Na coluna desta semana, o professor Ricardo Alexino Ferreira fala sobre a apropriação de bens culturais e objetos de arte por parte dos países colonizadores. “Talvez os museus europeus sejam a prova da barbárie a que monarquias europeias submeteram inúmeras culturas e a prova de que subtraíram não apenas as riquezas minerais, mas também artísticas e intelectuais desses povos”, afirma ele.
Segundo o colunista, um dos países que têm reivindicado a devolução de suas obras de arte é a Nigéria. O país africano reivindica que o Reino Unido devolva mais de mil peças, chamadas de bronzes de Benim, mas os museus britânicos se recusam a devolvê-los e dizem que podem emprestar o conjunto de obras por tempo indeterminado, mas não darão a guarda definitiva.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.