Os desafios de ser pai aos 70 anos

Casais idosos têm, em geral, maior experiência e desfrutam de melhor condição financeira para arcar com as responsabilidades paternas

 16/12/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 29/03/2017 as 12:35

cab_ciro_marcondes

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px
.

Crianças de pais mais velhos pontuaram menos nos testes de habilidades cognitivas - Foto: Reprodução/Daily News
Crianças de pais mais velhos pontuaram menos nos testes de habilidades cognitivas – Foto: Reprodução/Daily News

Existem vantagens em ser pai ou mãe aos 70 anos? Em abril passado, na Índia, um casal de idosos – a mulher, com 72 anos, o homem, com 79 anos – foi bem-sucedido ao tentar a experiência.  Para conseguir engravidar, a mãe passou por tratamento de fertilização in vitro, depois de 47 anos de casamento e 20 anos após sua menopausa. O que diz a ciência a respeito disso? Estudos realizados na Universidade de Tel Aviv, em Israel, sugerem que homens que se tornam pais com mais de 45 anos de idade têm filhos com dificuldades de interação social com mais frequência do que casais mais jovens. Similarmente, filhos de pais mais velhos possuem maiores chances de ter autismo ou QI mais baixo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.