Olhos cansados, um desconforto causado pela tecnologia

O professor Eduardo Rocha fala sobre como os olhos são afetados pelo uso contínuo das novas tecnologias

 13/12/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna “Fique de Olho” desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre o desconforto na visão, causado pelo uso contínuo das novas tecnologias, o que pode causar a sensação de olhos cansados. Apesar de não ser uma doença, ele conta que esse desconforto é causado pela diminuição da lubrificação e do piscar e excesso do uso da musculatura do olho para trazer o foco para perto.

De acordo com Rocha, isso acontece porque os olhos foram aprimorados para outras atividades, diferentes das atuais. Essas novas funções envolvem os computadores, tablets e celulares,  seja para uso no trabalho ou no lazer. Essa mudança marca a transição em que a visão seria um dos sentidos utilizados para ser o dominante.

Assim, os olhos humanos estão em contato com a luminosidade por muito mais tempo que o aceitável. Dessa forma, diz o professor, é importante respeitar o tempo de uso, fazer o repouso necessário e diversificar os contatos e atividades sensoriais. Ouça acima, na íntegra, a coluna do professor Eduardo Rocha.

Por: Giovanna Grepi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.