Observatório da Agropecuária pretende fortalecer o Brasil no mercado mundial

O órgão vai reunir dados referentes à agropecuária que ficarão integrados em uma base única

26/09/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

Foi inaugurado, na sede do Ministério da Agricultura, o Observatório da Agropecuária Brasileira, que tem como objetivo integrar dados e facilitar a elaboração e condução de políticas públicas. A cerimônia ocorreu no começo de setembro e foi dirigida pela ministra Tereza Cristina e pelo presidente Jair Bolsonaro.

Thiago Libório Romanelli, professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, explica que o observatório se propõe a facilitar o cruzamento de dados, juntando-os em uma mesma base. São 18 projetos que o Ministério da Agricultura visa a integrar, e entre eles há o envolvimento de empresas como a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Entre as vantagens trazidas pela plataforma, Romanelli cita o acompanhamento do projeto da agricultura de baixo carbono, a questão do cadastro ambiental rural, entre outros. Além disso, explica que o principal objetivo é o aumento da competitividade por parte do Brasil no mercado mundial agropecuário.

Ouça a matéria completa no áudio acima.