O uso de coroas não circulares pode beneficiar ciclistas

Esse tipo de coroa pode deixar a pedalada do ciclista mais eficiente em provas de maior potência

Na coluna desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre um artigo de ciclismo, publicado recententemente, em julho de 2019, no periódico nacional Arquivos de Ciências do Esporte. 

O trabalho publicado pelo professor Paulo Roberto Santiago, em conjunto com os alunos Thiago Faria dos Santos, Eduardo Henrique Zanella de Arruda e Filipe Gonçalves Mesquita, apurou o efeito do uso de coroas não circulares no desempenho de ciclistas. 

O artigo aponta para alguns benefícios no desempenho dos atletas, como, por exemplo, maior potência na pedalada dos ciclistas, além de proporcionar maior possibilidade para o uso de coroas não circulares em provas de maior potência.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •