O sono e sua importância no nosso dia a dia, na visão de Paulo Saldiva

Saldiva: “Nós somos programados por um grande relógio, que se chama luz solar”

 22/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 11/04/2017 as 18:47

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Foto: Visualhunt
Foto: Visualhunt

A importância de um sono bem regrado é o tema desta semana do colunista Paulo Saldiva. E um sono bem regrado significa dormir o suficiente para que, no dia seguinte, despertemos bem-dispostos para enfrentar uma jornada de trabalho. Ocorre, porém, que muitos fatores podem interferir na fisiologia do sono, e um deles é a quantidade de luz do ambiente onde nos encontramos; o outro é o componente emocional. Durante os jogos olímpicos, por exemplo, muita gente ficou grudada na tela na TV, deitando-se não apenas mais tarde do que o habitual, mas também sob o impacto emocional das disputas esportivas. O resultado é que o equilíbrio do sono acaba sendo modificado.

O fato, segundo Saldiva, é que, principalmente nas grandes cidades, a tendência é a de não só dormimos menos tempo, como também a do sono não se aprofundar o necessário, prejudicando a qualidade do sono.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.