O que são e como se aplicam os direitos humanos

Especialistas da USP esclarecem dúvidas acerca do tema, ainda mal compreendido na sociedade.

 14/05/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

Apesar de todos os acontecimentos recentes, ainda existe muita dúvida em nossa sociedade sobre o que exatamente são direitos humanos. Essa é uma discussão presente na política, no direito, na economia e mesmo no cotidiano. Eles se aplicam a todas as pessoas? Atrapalham o combate ao crime?

Crianças lendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), pouco após sua adoção – Foto: Arquivo da ONU

Desde sua adoção, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, definida pela ONU, já foi traduzida para mais de 500 idiomas. É o documento mais traduzido do mundo e serviu de inspiração para a constituição de países e democracias.

A Rádio USP conversou com os professores Sérgio Adorno, doutor em sociologia pela USP e ex-coordenador da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, e Alberto do Amaral,  docente da Faculdade de Direito da USP. Eles esclarecem essas e outras questões acerca do tema. 

Confira as duas partes da reportagem no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.