“O que os olhos alcançam” nas imagens de Cristiano Mascaro

O fotógrafo apresenta, no Sesc Pinheiros, uma produção que capta o cotidiano e a geometria das paisagens

10/06/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

“A exposição de Cristiano Mascaro, O que os olhos alcançam, é simplesmente imperdível. São 180 fotos de encher os olhos, a alma e a mente”, recomenda Giselle Beiguelman em sua coluna Ouvir Imagens, da Rádio USP (clique no player acima). “As imagens surpreendem, não só pelo rigor técnico e estético, mas porque o fotógrafo nos permite descobrir ‘o extraordinário no cotidiano’ e a geometria das paisagens.”

Beiguelman destaca a montagem que faz jus à curadoria de Rubens Fernandes Júnior e à produção de Ana Helena Curti. “A exposição aborda os 50 anos de Cristiano Mascaro, mas não possui caráter retrospectivo”, afirma. “Ela percorre os diferentes eixos temáticos do trabalho de Mascaro e com diferentes tipos de câmera. Há uma seção dedicada apenas a retratos, outra a casas e interiores e outra para fotos feitas com o celular. Há também um módulo especialmente dedicado às fotos das obras de Richard Serra, um dos maiores nomes da arte contemporânea, que elegeu Mascaro como seu fotógrafo favorito.”

Como artista e professora, Beiguelman observa que Mascaro também se formou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. “No texto de apresentação, o curador destaca que foi como estudante da FAU que Mascaro se encantou com Henri Cartier-Bresson, Robert Frank e as páginas da revista Life na Biblioteca da FAU-USP, para onde corria fugindo das aulas mais técnicas”. “Foi na FAU que ele se formou e criou oportunidades para se deslocar e fotografar, documentar as edificações de grandes arquitetos e construções anônimas, retratar e dar visibilidade ao cidadão anônimo, particularizar detalhes e criar vistas panorâmicas.”

A professora faz questão de assinalar: “Lembrar essa relação do fotógrafo com a sua formação na USP é muito importante no quadro atual em que vivemos, de ataques sistemáticos à universidade pública. É impossível ver essa exposição e não pensar que nós, universidades públicas, somos muito mais que um conjunto de escolas de excelência, somos o lugar de construção de mundos…”.

Para saber mais sobre a exposição de Cristiano Mascaro no Sesc Pinheiros, que fica em cartaz até o dia 23, com entrada gratuita, acesse: www.desvirtual.com

Ouvir Imagens
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.