O que mudou nos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos?

Nas comemorações da efeméride, entenda por que a Declaração Universal foi traduzida para mais de 500 idiomas

 12/12/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Esta semana, o professor Pedro Dallari trata de uma efeméride feliz: os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um aniversário para lá de importante – fato que se deu a 10 de dezembro de 1948, três anos depois do fim da Segunda Grande Guerra, quando, em decorrência da criação da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945, na sua carta inaugural fixou que o respeito ao ser humano, a partir daquele momento, seria o fundamento, a base de toda a  organização política e jurídica do planeta.

E havia uma grande razão para que tal ocorresse: estava-se ainda no final da 2ª Guerra, marcada pelo horror dos campos de concentração nazistas, da barbárie pelos bombardeios no Japão, que culminaram com a explosão de duas bombas nucleares naquele país, em Hiroshima e Nagasaki. Isto é apenas o começo da fala de Dallari, a qual você pode acompanhar, na íntegra, pelo link acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.