O papel da publicidade e da propaganda na identidade cultural brasileira

O publicitário Eneus Trindade Barreto Filho fala sobre o tema nesta edição do “Diversidade em Ciência”

29/04/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o publicitário Eneus Trindade Barreto Filho, professor livre-docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP. Doutor em Ciências da Comunicação, é autor do livro Propaganda, Identidade e Discurso: Brasilidades Midiáticas (Editora Sulina) e, em sua livre-docência, defendeu a tese, também pela ECA-USP, Publicidade, imagens do consumo alimentar: aspectos interculturais entre Portugal e Brasil. Em suas pesquisas, ele analisa a publicidade pelo viés cultural e não pelo de mercado.

Durante a entrevista, Eneus Trindade fala sobre publicidade e sua interseção com a identidade cultural brasileira. “A linguagem publicitária contamina hoje vários aspectos da vida midiática, inclusive o jornalismo”, explica. Segundo ele, o princípio de financeirização (a obrigação de dar lucro) dos veículos de mídia está bastante presente e nesse sentido a publicidade vem como uma metalinguagem que vai plasmar todos os produtos midiáticos; ou seja, a mídia, em todos os seus aspectos, tem que ser lucrativa.
O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e os direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às 2 horas, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.
O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://www.radio.usp.br/?page_id=5404