O futebol no contexto da globalização

Para Pedro Dallari, a Copa América e o Mundial Feminino são ótimos exemplos de um mundo interligado e globalizado

 12/06/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

A Copa do Mundo de Futebol Feminino, que acontece na França, e a Copa América, realizada no Brasil, são exemplos de um mundo cada vez mais globalizado e mostram como essa integração vai muito além das questões econômicas e políticas. É isso o que afirma o professor Pedro Dallari na sua coluna desta semana.

Para ele, o impacto da globalização se dá em várias áreas, como a cultura e o esporte, apesar de isso poder trazer uma “certa pasteurização”, como acredita.  Segundo Dallari, “o futebol é hoje uma expressão do mundo globalizado”. “O futebol é acompanhado por milhões de pessoas em todo o mundo, e sua gramática e suas regras são compreendidas de forma igual por todas essas pessoas”, afirma.

Apesar disso, o colunista identifica aspectos negativos, além dos positivos, nesse contexto. Segundo ele, um aspecto negativo seria o caráter de negócio que tomou conta do mundo futebolístico, principalmente com a exploração de jogadores que são levados de um país para outro ainda muito jovens.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.