O frevo como tradição e cultura influencia o Carnaval por todo o País

A importância do ritmo pernambucano se evidencia pelo título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

 09/02/2018 - Publicado há 6 anos
Por

O frevo, ritmo musical e dança folclórica, completa 111 anos em 2018. Nascido em Pernambuco no final do século 19, ganhou o Brasil e influencia o carnaval de todo o País até os dias atuais. Reconhecido desde 2012 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Frevo é parte importante da história nordestina e brasileira.

As fantasias e os guarda-chuvas, o som instrumental característico e o ritmo acelerado são marcas dessa expressão artística que se mantêm, mesmo com as mudanças pelas quais passou o frevo ao longo dos anos.

Bruno Baronetti, doutorando em História pela USP, em entrevista à Rádio USP, comenta a importância do frevo para a população recifense e traça um panorama histórico do desenvolvimento do ritmo.

Ouça a entrevista na íntegra no link acima.

.

Especial Carnaval 2018

veja todas as matérias
.

[catlist tags=carnaval2018 template=ultimas_publicacoes date=yes numberposts=-1 dateformat=’j/F/Y’ thumbnail=yes thumbnail_size=347,182 thumbnail_class=’list_category_post_ultimas_publicacoes’]

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.