O crescimento sustentável e as condições para as futuras gerações

Adolescente sueca de 16 anos cria movimento de greve em escolas para defesa do clima no mundo

Nesta edição da coluna Reflexão Econômica, o professor Luciano Nakabashi fala sobre a sueca Greta Ernman Thunberg, que chamou a atenção mundial pelo seu ativismo climático.

De acordo com o professor Nakabashi, a jovem chama a atenção para um tema importante embasada nos dados existentes do clima. Greta é coerente em relação ao seu discurso; porém, no Brasil o governo acredita numa teoria da conspiração e na manipulação dos dados climáticos. Quando pensamos em um crescimento econômico sustentável é justamente crescer economicamente propiciando condições para que as futuras gerações vivam em harmonia e com qualidade de vida. 

Segundo Luciano Nakabashi, existem dados de que a humanidade vem consumindo mais do que a natureza consegue oferecer, estamos emitindo cada vez mais gases de efeito estufa com consequências desconhecidas para o futuro, existem algumas previsões como aumento da temperatura, o derretimento das calotas polares e o aumento do nível do mar que podem afetar diferentes partes do planeta.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Reflexão Econômica.


Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar toda quarta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.