O corpo humano tem um novo órgão: o mesentério

Após reclassificação, a estrutura deixou de ser apenas um ligamento do aparelho digestivo

 15/02/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

Nesta edição do Anatomia Responde, o professor Luis Fernando Tirapelli descreve o “novo” órgão do corpo humano, conhecido como mesentério. Esse órgão é uma dobra dupla do peritônio – revestimento da cavidade abdominal.

O professor explica que “o mesentério é uma dobra do peritônio, nome dado ao revestimento da cavidade abdominal, que une grande parte do intestino delgado com a parede posterior do abdômen e permite que ele se mantenha no lugar”. No entanto, Tirapelli diz que, depois de entender as características anatômicas, pesquisadores pretendem agora conhecer melhor a função desse órgão. “Até pouco tempo, o mesentério era considerado apenas um ligamento do aparelho digestivo. Essa estrutura foi reclassificada como um órgão único e contínuo e publicada em artigos de revistas científicas nos anos de 2016 e 2017.”

Segundo o professor, essa confirmação abre caminho para novos estudos e pode ser a chave para entender melhor algumas doenças abdominais e digestivas. O boletim Anatomia Responde é produzido pelo professor Luis Fernando Tirapelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e pode ser conferido na íntegra no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.