O conflito entre ajuste fiscal e política, na visão de Augusto Rodrigues

Enquanto os jogos olímpicos ocupam as manchetes dos jornais, prossegue o conflito entre mercado e política do governo em torno do ajuste fiscal

 16/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 30/09/2016 as 19:14
Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

20160930_ajuste_colunistaugusto
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Política e economia não se entendem pelos lados de Brasília. A última semana foi tomada pela continuidade do conflito entre o mercado e a política do governo em relação ao ajuste fiscal.  Esse quadro é analisado pelo sociólogo Augusto Rodrigues em sua coluna semanal. Os agentes econômicos, diz ele,  desejam um ajuste mais forte e rápido, enquanto a classe política defende um ajuste mais leve e lento, por meio do qual  as medidas mais duras seriam implementadas  somente após as eleições municipais de outubro.

O mercado, por sua vez, reage, cobrando um ajuste fiscal mais intenso e mais forte, da mesma forma que alguns partidos desejam mais coerência do governo Temer e criticam as concessões realizadas na questão da renegociação da dívida dos Estados e na concessão de reajustes salariais aos servidores públicos. Na soma dos números, o que se pede do governo é mais rigor em relação à austeridade fiscal e, por outro lado, que Michel Temer deixe de lado suas ambições políticas relativas à campanha de 2018.

Para Rodrigues, está cada vez mais claro que a proposta de estabilização econômica do mercado e da grande imprensa está desalinhada, e que não compartilha dos interesses da área política do governo e de seus aliados no Congresso.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.