Nuvens de Magalhães são galáxias anãs que orbitam a Via Láctea

Nesta edição de “Entender estrelas”, João Steiner traz informações sobre as vizinhanças da Via Láctea

21/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/12/2018 as 22:04

Nuvens de Magalhães sobre o Observatório Paranal, no Chile – Foto: ESO/J. Colosimo

As Nuvens de Magalhães são duas galáxias anãs satélites da nossa, ou seja, que orbitam a Via Láctea. Elas receberam esse nome porque o primeiro europeu a registrar sua observação foi o navegador português Fernão de Magalhães.

De acordo com o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, João Steiner, uma galáxia orbitar a outra não é algo estranho, na verdade se trata de um padrão no Universo. Mas o que essa galáxia tem de especial, que interessa aos cientistas? Sabemos alguma coisa sobre a composição das Nuvens de Magalhães?

Essas e outras perguntas são respondidas pelo astrofísico na coluna Entender Estrelas. Ouça clicando no player acima.