Nutrição adequada é essencial na prática de esportes

A má alimentação pode causar desde a cãibra até uma disfunção cardiovascular total, que pode levar ao infarto

 16/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 18/04/2019 as 12:21
Por
Logo da Rádio USP

O Saúde sem Complicações desta terça-feira fala sobre nutrição do esportista e esclarece dúvidas com o convidado Roberto Nascimento Silva, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O professor explica que a diferença entre o atleta e o desportista é que o atleta possui objetivos profissionais, enquanto o desportista pratica atividade física regular para melhorar a saúde ou até mesmo modificar a estética do corpo. A saúde do atleta é resumida a hábitos de treinamento e alimentação rigorosos, já a do desportista, segundo Silva, só tem a ganhar, pois está implementando o exercício e a qualidade alimentar na sua rotina.   

Silva fala que, para atingir seu objetivo, o atleta deve ser orientado tanto pelo profissional de educação física quanto pelo nutricionista e a equipe multidisciplinar. No caso do desportista, deve consultar um profissional de nutrição para adequar sua alimentação e melhorar o rendimento, de acordo com a atividade física escolhida.

A orientação tanto do médico como do educador físico é importante, pois o desportista que não possui uma alimentação adequada pode ter problemas que vão desde a cãibra até uma disfunção cardiovascular total, que pode levar ao infarto. E, ao falar de suplementação, geralmente muito usada por desportistas, o professor afirma que, por conta da venda livre, existe um excesso de ingestão e esse exagero pode causar uma sobrecarga renal e aumento da pressão arterial.

Para os praticantes de atividade física, o professor aconselha: “Sempre procure a orientação de um profissional bem formado”. O programa Saúde sem Complicações é produzido e apresentado pela locutora Mel Vieira, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana e direção de Rosemeire Talamone.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.