Novo programa traz a história do rock

O rock foi a primeira manifestação cultural popular de alcance global. O programa vai ao ar aos domingos, das 19h às 19h30

A Rádio USP apresenta a partir deste mês o programa História do Rock, apresentado pelo professor Mario de Vivo. Na primeira edição, o professor fala sobre a importância de resgatar essa história, tanto por ser a primeira manifestação da cultura popular a atingir um nível global, quanto por ser o primeiro estilo musical a ser destinado, inicialmente, a faixas etárias específicas, adolescentes e adultos jovens.

Composto de uma série de 15 programas, o História do Rock discute os aspectos musicais, o estilo como fenômeno cultural e os artistas que fizeram parte da construção da identidade do gênero e, como esta personalidade, antes única, foi ao longo dos anos passando por transformações e dividindo-se em subgêneros.

O professor lembra que o blues é um gênero de canção do folclore negro que surgiu no final do século 19, no extremo sul dos Estados Unidos, de cunho melancólico. “O rock é um blues ‘apressado’ e tem nele sua estrutura base, possuindo apenas algumas diferenças.”

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.