Novas diretrizes da política externa devem tirar Brasil do isolamento

Rubens Barbosa elogia o fim da influência político-partidária de ideologização da política externa, uma característica do governo anterior

 31/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 26/04/2017 as 15:03

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O embaixador Rubens Barbosa, em sua coluna semanal para a Rádio USP, trata das novas diretrizes para a política externa e para a política de comércio exterior, divulgadas pelo novo ministro das Relações Exteriores, José Serra.

Das dez diretrizes emitidas, seis dizem respeito ao Comércio Exterior e quatro referem-se à política externa, mas a ênfase no Comércio Exterior é compreensível, explica Barbosa, porque tanto a Apex quanto a Camex passaram para o Itamaraty.

O colunista considera que a principal diretriz divulgada pelo novo ministro foi o fim da influência político-partidária de ideologização da política externa, o que fez com que o Brasil se isolasse dos mercados sul-americanos, quando a tendência era a ampliação dos acordos comerciais com seus vizinhos do cone sul, em vez de uma aproximação com os governos bolivarianos da Venezuela e da Bolívia, estratégia que acabou por ser prejudicial aos interesses da nação.

Em relação ao comércio exterior, Barbosa vê um pragmatismo saudável na abertura de mercados dentro da América do Sul e nos Estados Unidos e na Europa, com a qual o País já iniciou uma negociação de acordo comercial.

 

Logo da Rádio USP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.