Nova técnica do Incor beneficia pacientes que não podem fazer transplante convencional

Fábio Gaiotto explica o procedimento, que permite que pacientes com hipertensão pulmonar consigam receber transplante cardíaco

 08/12/2021 - Publicado há 2 anos
A nova técnica “é uma fusão de um conhecimento antigo adquirido da medicina com o conhecimento moderno advindo do estudo dos corações artificiais –  Ilustração: Patrick Lynch/Escola de Medicina da Universidade de Yale via Wikimedia Commons/CC BY 2.5

 

Um paciente que estava com 75% do coração sem funcionamento foi o primeiro a se beneficiar de um novo tipo de transplante cardíaco, que utiliza um coração artificial mecânico. A técnica utilizada foi desenvolvida por cientistas do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e poderá virar referência.

Fábio Gaiotto – Foto: Incor – USP

Fábio Gaiotto, cirurgião cardiovascular da Unidade Clínica de Transplante Cardíaco do InCor, explicou para o Jornal da USP no Ar 1ª Edição que a nova técnica “é uma fusão de um conhecimento antigo adquirido da medicina com o conhecimento moderno advindo do estudo dos corações artificiais”. A tecnologia busca resolver um problema causado pela hipertensão pulmonar, quando há uma tensão alta nos pulmões, que impossibilita que seja realizado o transplante cardíaco comum. Buscando resolver isso, nas década de 1970/80,  Christiaan Barnard, renomado cirurgião sul-africano, já havia realizado transplantes onde o coração do paciente não era removido, deixando-o com dois corações. No entanto, a técnica tinha uma evolução pouco favorável.

Com o conhecimento moderno, descobriu-se que, descomprimindo o lado esquerdo do coração, a pressão de pulmão é revertida e se normaliza, em média, de três a seis meses. “O que nós propusemos foi uma mudança na operação feita na década de 70/80, deixar um coração saudável ao lado do coração doente, simulando uma máquina – o ventrículo artificial – e a novidade, o ineditismo, é que, depois de um tempo curto […] retira-se 0 coração velho e usa-se o  mesmo coração que nós implantamos na função de uma máquina para manter a vida do paciente”. Trata-se, na verdade, de um tratamento em dois estágios a partir da utilização do mesmo coração.

O especialista considera duas condições muito importantes para que a operação tenha sido bem-sucedida. “A primeira, muito fundamental para o procedimento dar certo, eu acredito fortemente nisso, é a vontade de viver do paciente e a confiança na equipe médica e em se submeter a um procedimento que nunca foi feito.” Além disso, o doutor conta que o primeiro paciente permitiu um estudo muito detalhado de todo o quadro clínico, o que possibilitou que a equipe médica acertasse na indicação. “E agora estamos muito entusiasmados em oferecer a técnica para os pacientes que chegam para nós para fazer o transplante e recebem a contraindicação do transplante”.

O especialista explica ainda que a hipertensão pulmonar cardiogenica, não é comum. O InCor realiza entre 50 e 55 transplantes de coração por ano. Desses, estima-se que de dois a três casos por mês recebam contraindicação do transplante cardíaco normal. Esses pacientes serão avaliados para realizar o novo tipo de transplante e projeta-se que de dez a 12 pessoas por ano poderão recorrer à nova técnica, que é de altíssima complexidade e para uma situação muito específica da doença cardiovascular avançada. Os estudos envolvendo a nova técnica são recentes, datando do final de 2018.

Gaiotto ressalta que a proposta foi a de mudar o que foi feito no passado para permitir uma transição para o transplante normal, e que se revelou excelente. Ele observa ainda que o paciente submetido à nova técnica estava em cuidado paliativo, numa situação em que não sairia tão facilmente da UTI. Com os protocolos cumpridos até agora – o que inclui a divulgação da técnica, antes de ser realizada, numa revista de registro de ensaio científico; a divulgação institucional, para informar o meio médico sobre a inovação; e a aprovação pelo Comitê de Ética da USP -, o próximo passo agora é a publicação numa revista científica de respeito. E ainda, num segundo estágio, publicar a série de doentes.

Nesse ínterim, Gaiotto explica que a técnica precisa ser replicada. Um único hospital realizá-la não é suficiente. “Os cirurgiões precisam se entusiasmar e resgatar os pacientes que estão na condição de cuidados paliativos, que é uma condição extremamente dramática e triste”, finaliza.

Logo da Rádio USP

Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.