Nos EUA, aumenta número de jornalistas sindicalizados

O que, para Lins da Silva, é algo paradoxal diante da atual realidade da indústria jornalística norte-americana

 16/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 07/11/2018 as 7:57

Uma situação curiosa e aparentemente paradoxal. Assim o professor Carlos Eduardo Lins da Silva define o aumento, nos EUA, do número de jornalistas sindicalizados, uma vez que, de modo geral,  os sindicatos – e especificamente os de jornalistas e de trabalhadores na indústria da cultura – naquele país passam por um momento de grande dificuldade, diminuição de influência e redução do número de associados, até porque houve enxugamento do quadro nas redações.

Então, esse aumento no número de jornalistas sindicalizados vai no sentido oposto ao que ocorre hoje nas indústrias cultural e jornalística. O colunista identifica ainda “um sentimento de rebeldia nas redações quanto à situação em que os jornalistas se encontram, não só do ponto de vista econômico, mas também político”. A realidade, diz Lins da Silva, é que o jornalismo passa por uma crise, a despeito do jornalismo independente ter crescido em diversos países, inclusive no Brasil. Em relação ao jornalismo norte-americano, há uma preocupação em não se vergar à influência ideológica de Donald Trump.

Ouça a coluna na íntegra, clicando no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.