Vacina protege a grávida e o feto

A vacinação é um dos cuidados que a grávida deve ter durante o acompanhamento pré-natal

Na segunda edição do boletim Pílula Farmacêutica desta semana, o destaque é a vacina que ganhou os noticiários nas últimas semanas. No boletim as informações são para as grávidas. A vacina é um produto biológico que tem a função de estimular a resposta imunológica do corpo e, assim, proteger as pessoas de determinadas doenças. Ela pode ser composta de agentes patogênicos, como bactéria ou vírus.

Durante a gravidez, o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde recomenda que se tome quatro vacinas: a influenza; a hepatite B; a dupla adulto e a DTP Acelular. O esquema de vacinação para cada gestante varia de acordo com o seu histórico, e deve ser avaliado pelo profissional de saúde responsável pelo acompanhamento pré-natal.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  • 7
  •  
  •  
  •  
  •