No “Diversidade em Ciência”, cartunista fala sobre os negros nos cartoons

Maurício Pestana também aborda a complexa questão étnica na mídia hegemônica brasileira

15/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 22/04/2019 as 16:01

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Maurício Pestana, cartunista, jornalista, escritor e gestor empresarial. Ele fala sobre o negro nos cartoons e a complexa questão étnica na mídia hegemônica brasileira. Maurício Pestana foi um dos primeiros cartunistas a trazer de forma sistemática a questão negra para os cartoons. “Fui estimulado pelo Henfil, nos anos 1980, que sempre destacava a necessidade de ter um cartunista negro contando a história negra”, afirma.

Publicou mais de 20 livros, muitos considerados referências acadêmicas no universo dos cartoons, como Racista, Eu!? De jeito nenhum (Editora Escala); A Transação da Transição (Editora Press); Lenda dos Orixás para Crianças (Fundação Cultural Palmares);  Revolta dos Malês: a saga dos muçulmanos baianos (Fundação Cultural Palmares); Revolta da Chibata: a revolta cidadã dos marinheiros negros (Fundação Cultural Palmares);  Direitos humanos no cotidiano (Unesco); O Negro e a Cidadania 500 anos Depois (Editora Sesc/SP), dentre outros.

Foto: Divulgação/mauriciopestana.com.br

Pestana foi secretário, de 2015 a 2017, da Secretaria Municipal da Igualdade Racial da Cidade de São Paulo, na gestão do prefeito Fernando Haddad, criando a lei de cotas na capital paulista, que destina 20% de todos os cargos e concursos públicos para afrodescendentes. Atualmente, é diretor da revista Raça, uma das primeiras publicações no Brasil voltadas para o segmento negro.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e os direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às 2 horas, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://www.radio.usp.br/?page_id=5404