Características como aparência, tamanho e cor são fáceis de serem avaliadas no momento da compra – Fotomontagem de Lívia Magalhães com imagem de Reprodução/EAT-Lancet Commission Summary Report

Hortaliça sem data de validade pode diminuir o desperdício de alimentos no Brasil

Daniele Fernanda Maffei recomenda que os consumidores fiquem atentos aos sinais de aparência e cor dos alimentos no momento da compra e os higienize bem antes de consumir

 18/08/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Redação

Arte: Ana Júlia Maciel

Em decisão recente do governo federal, os produtores agrícolas não precisam mais informar a data de validade no rótulo dos alimentos hortícolas. A dispensa já era prevista pela Anvisa, conforme consta na Resolução RDC 259, de 2002. 

Segundo Daniele Fernanda Maffei, professora do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, essa medida pode diminuir o desperdício de alimentos no Brasil, evitando o descarte de produtos que possam estar ainda em boas condições de comercialização ou doação. 

Daniele também informa que quando o alimento atinge o prazo de validade dado pelo fabricante não significa que ele esteja estragado, e sim que, a partir da data constatada, não há garantia de que o produto seja seguro para consumo. Assim, o fabricante não pode ser responsabilizado legalmente por problemas que surgirem em vegetais frescos. “Nós temos diferentes tipos de vegetais, com características intrínsecas distintas. Aqueles mais ricos em água tendem a se deteriorar mais rápido, e essas características, bem como as condições de armazenamento desses produtos, é que vão determinar o quão rápido esse alimento vai se deteriorar”, afirma.  

Daniele Fernanda Maffei – Foto: Researchgate

Como identificar os melhores alimentos

Conforme explica a professora, o consumidor deve ser responsável pela avaliação final do produto. Características como aparência, tamanho e cor são fáceis de serem avaliadas no momento da compra, mas sabor, aroma e textura, por exemplo, apenas no momento em que a embalagem for aberta é que o consumidor conseguirá qualificar. “Precisamos deixar claro que não existe risco zero, ou seja, mesmo quando um produto está dentro do prazo de validade o consumidor deve ficar atento e descartar caso perceba qualquer alteração”, reforça ela.

A especialista indica que o consumidor não deve remover as partes estragadas de um alimento e ingerir o restante, pois isso compromete a sua saúde. Também é importante higienizar os produtos antes de consumo, lavando com água corrente as sujeiras visíveis e utilizando produtos sanitizantes para reduzir a contaminação microbiológica presente. “Para isso, devem ser utilizados produtos permitidos para a higienização de hortifrutícolas. Essa informação de que o produto pode ser utilizado para essa finalidade deve constar no rótulo, bem como as instruções de como deve ser feito o uso para uma correta higienização”, conclui.  


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.