Não existe maconha medicinal, diz colunista

Segundo João Paulo Lotufo, o que existe para tratamento é o canabidiol e é preciso cuidado no uso do termo

 10/09/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

O 9º Congresso Brasileiro de Direito Médico, organizado pelo Conselho Federal de Medicina, ocorreu em Brasília e trouxe entre os temas debatidos as questões éticas e técnicas do consumo terapêutico da Cannabis.  João Paulo Lotufo foi um dos palestrantes do encontro e destacou a importância da regulação e do aconselhamento breve sobre drogas em ambulatório geral de pediatria e em escolas. Segundo ele, ” não existe maconha medicinal, o que existe para tratamento é o canabidiol”. O uso do termo errado causa uma percepção equivocada sobre os riscos de consumo gerados em crianças e adolescentes. Quando você libera a droga, dobra o consumo de um negócio rentável, que causa danos irreversíveis. Esse foi o tema da coluna desta semana do Dr. Bartô em conversa com a repórter Sandra Capomaccio.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.