Na França, candidatos terão dificuldade de formar base de governo

Partidos tradicionais ficaram de fora do 2º turno e a presidência é disputada entre Macron e Le Pen

 24/04/2017 - Publicado há 7 anos
Por

Logo da Rádio USP

Tanto o conservador Partido Republicano quanto o de esquerda Partido Socialista não conseguiram votos suficientes para o 2º turno nas eleições presidenciais francesas.  Para o professor do Instituto de Relações Internacionais da USP,  Kai Enno Lehmann, o resultado do 1º turno é mais preocupante para o Partido Socialista, que deixou de ser o partido do governo para receber apenas 6% dos votos.

Segundo ele, o grande feito de Marine Le Pen, do Frente Nacional, foi tornar o partido respeitado na política, com propostas que encontram ressonância na população francesa. No entanto, o professor aponta que os problemas expostos pela extrema-direita, a qual Le Pen representa, não têm soluções nas propostas da candidata.

A respeito de Macron, fundador, em 2016, do Partido Em Marcha!, Lehmann explica que sua eleição pode ser a mais favorável para a manutenção da União Europeia. Para o professor, com uma vitória de Le Pen, a UE como se conhece hoje deixaria de existir.

O professor aponta ainda que ambos terão problemas para formar uma base de governo. Enquanto Macron tem pequena experiência política e partido novo, poucos querem se associar politicamente a Marine Le Pen.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e da Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela Internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.