Músico introduziu a viola em salas de concertos

Renato Andrade interpretou obras de compositores como Guerra-Peixe e Francisco Mignone

O programa Revoredo desta semana apresenta a CD Enfia a Viola no Saco, do compositor e instrumentista Renato Andrade.

Andrade ficou conhecido como o instrumentista que levou a viola para a sala de concertos ao interpretar compositores brasileiros como Guerra-Peixe e Francisco Mignone. O compositor também trabalhou ao lado de músicos como Chico Lobo, Ivan Vilela, Almir Sater, Pereira da Viola, Helena Meirelles e Roberto Corrêa.

Na obra Enfia a Viola no Saco, o instrumentista traz referências musicais que vão desde a Espanha à América Andina, além de influências regionais, como folias de reis e valsas caipiras. Durante a programação, são apresentadas as faixas: Lembrando a Espanha, Buritizal, Fala Viola, Chegada dos Foliões e Enfia a Viola no Saco.

Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Vai ao ar às quinta-feiras, a partir das 17 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e pela Rádio USP São Paulo, em 93,7 MHz. Reprise aos sábados, às 8h, nas duas emissoras.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •