Músicas para todos os gostos marcaram década de 1980

Variedade de subgêneros do rock tornou a época cheia de opções que alcançavam públicos cada vez mais distintos

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario de Vivo fala sobre o Rock nos anos 1980, que ele avalia como um período de difícil definição. Segundo o professor, a gama de subgêneros e até mesmo de outros estilos musicais ganhavam cada vez mais visibilidade, deixando o público cheio de opções.

Ainda de acordo com o professor, “a variedade sonora e as distinções rítmicas marcaram aquela época, que foi repleta de nomes que, posteriormente, viriam a se tornar estrelas”. Como exemplo, cita o caso de Michael Jackson. E, ainda, nomes que já haviam se consagrado continuaram nas paradas de todo o mundo, agregando ainda mais valor ao rock.

O professor explica que, na década de 1980, “existia um pouco de tudo para todos os gostos. O que chamava a atenção era o visual retrô, que hoje em dia poderíamos chamar de deselegante”. Mas de Vivo lembra que, assim como qualquer moda, ela foi e voltou ao longo do anos, resgatada por fãs que buscavam representar fielmente esta época e seus ídolos.

Ouça no link acima a íntegra do programa História do Rock.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.