Música cabo-verdiana é composta de oito gêneros musicais

Nova geração tem difundido a música de Cabo Verde pelo mundo, como é o caso de Maíra Andrade e outros

 15/07/2019 - Publicado há 5 anos
Por

No Diversidade em Ciência de hoje, Ricardo Alexino Ferreira entrevista a jornalista e antropóloga Gláucia Aparecida Nogueira, que fala sobre os gêneros musicais cabo-verdianos como patrimônios imateriais.

Ela é autora dos livros Cabo Verde e a música: Dicionário de personagens (lançado pela editora portuguesa Campo da Comunicação); Batuku de Cabo Verde (lançado pela editora cabo-verdiana Pedro Cardoso); O tempo de B-Leza: Documentos e memórias (lançado pela Biblioteca Nacional de Cabo Verde) e a edição independente Notícias que fazem a história: A música de Cabo Verde pela imprensa ao longo do século 20.
Gláucia, que é brasileira, mas vive há décadas em Cabo Verde, apresenta na entrevista os oito gêneros que marcam a produção musical cabo-verdiana: morna; coladeira; funaná; batuko; mazurca; talaia baxu; valsa e samba.

O seu livro mais recente Cabo Verde e a música: Dicionário de personagens, abrange a música em Cabo Verde e nas suas comunidades emigradas desde meados do século 19, destacando desde os primeiros registos até o momento atual. Na obra, são mais de 900 verbetes, em cerca de 800 páginas.

A música cabo-verdiana ficou bastante conhecida no mundo com Cesária Évora, intérprete do gênero morna. Atualmente, uma nova geração tem difundido ainda mais a música de Cabo Verde pelo mundo, como é o caso de Maíra Andrade e outros.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações nas terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira. Com operação de áudio de João Carlos Megale. É um programa gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://www.radio.usp.br/?page_id=5404


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.