Musculação na infância e adolescência permite ganho de índices de força

Não existe uma idade mínima para começar o processo de musculação na adolescência. Segundo Hugo Tourinho Filho, o que ainda se fala em contrário é uma ‘lenda urbana’ sobre esse tipo de treinamento

 24/03/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Exercícios de musculação são benéficos para ganho de força nos adolescentes – Fotomontagem: Jornal da USP – Foto: Freepik

 

Logo da Rádio USP

A prática da musculação na adolescência vem em uma crescente, com muitos jovens influenciados pelas redes sociais. Segundo uma antiga crença, crianças e adolescentes em fase de crescimento não deveriam realizar esse tipo de atividade, pois poderiam ser prejudicados em seu crescimento e desenvolvimento fisiológico. Mas a prática é indicada por especialistas nessa faixa etária para o ganho de força.

Hugo Tourinho Filho – Foto: Reprodução/EEFERP-USP

A musculação para os jovens ainda gera grandes preocupações na população leiga. Segundo o professor Hugo Tourinho Filho, especialista em programas de exercícios na infância e adolescência da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, a preocupação está ligada à crença de que a musculação pode afetar o crescimento através de lesões nas placas epifisárias – responsáveis nos ossos pelo crescimento.

As placas epifisárias ou placas de crescimento são estruturas normalmente encontradas nas extremidades de ossos longos, compostas por cartilagem, osso e componentes fibrosos. Esse tipo de alicerce é encontrado apenas em crianças e adolescentes em fase de crescimento, e ao atingirem a fase adulta essas regiões deixam de ser observadas.

Desafios na prescrição das atividades

Para Tourinho Filho, o maior desafio é encontrar a idade biológica dos jovens, já que na adolescência é possível encontrar diferentes características corporais. O professor diz que, aos 15 anos, por exemplo, alguns jovens apresentam características infantis, enquanto outros já apresentam características de adulto. Portanto, para ele, é essencial que,ao prescrever uma atividade física para esses jovens, essas diferenças sejam levadas em consideração.

Independentemente do estado maturacional desse adolescente, Tourinho Filho diz que é fundamental que programas de musculação na adolescência sejam supervisionados e que haja um cuidado redobrado com as questões posturais ao se realizar os exercícios. “Tomando os cuidados e realizando os exercícios certos, é praticamente nula a possibilidade de lesão nas placas epifisárias ou mesmo algum prejuízo sobre o processo de crescimento e desenvolvimento”, afirma Tourinho Filho.

O acompanhamento nutricional é um ponto de atenção – Foto: Pexels

 

Outro cuidado que muitas vezes não é considerado é o fator nutricional, visto em vários estudos como questão prejudicial se não levada a sério. “A restrição alimentar, aliada a cargas de treinamento inadequadas, pode prejudicar, mesmo que momentaneamente, o processo de crescimento e desenvolvimento”, afirma Tourinho Filho.

Jovens envolvidos em qualquer programa de treinamento precisam estar atentos, junto a seus treinadores e seus pais, às questões nutricionais, de repouso e de distribuição da carga de treinamento. Para o professor, é fundamental o controle dessas variáveis para que o adolescente, atleta ou não, possa usufruir de todos os benefícios que esse tipo de programa oferece para quem pratica.

Benefícios da musculação para os jovens

Os exercícios de musculação, quando prescritos na adolescência, tomando todos os cuidados descritos, favorecem o ganho nos índices de força e, segundo Tourinho Filho, o que deve ser buscado por essa faixa etária é a resistência de força. Ele indica que esse tipo de força deve ser treinada com cargas baixas e várias repetições, sendo possível um aumento gradual das cargas e o avanço do programa de treinamento sem nenhum tipo de risco ao processo de crescimento e desenvolvimento.

“Programas de musculação bem executados permitem o ganho de força, mas é importante alertar que esse tipo de treino não precisa ocorrer necessariamente numa academia. Eles podem ocorrer também em atividades lúdicas, porém, especificamente dentro de uma sala de musculação, crianças e adolescentes que tenham esse avanço nos índices de força apresentam mais facilidade no aprendizado de novos gestos motores e novas habilidades, e por isso é indicado que façam parte do programa de exercícios”, afirma Tourinho Filho.

Os exercícios de musculação quando prescritos na adolescência, tomando todos os cuidados descritos, favorecem o ganho nos índices de força – Foto: Prostooleh/Freepik

 

Para jovens que praticam outros esportes, aliados à musculação, segundo o professor, a força muscular é uma capacidade motora fundamental praticamente em todos os esportes, nesse sentido a musculação é um coadjuvante importante para o bom desempenho de atletas jovens.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.