Mulheres negras protagonizam militância em busca do reconhecimento

O Diversidade em Ciência recebe uma especialista para tratar do tema: a pesquisadora Eliete Edwiges Barbosa

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista a pesquisadora Eliete Edwiges Barbosa sobre liderança de mulheres negras ativistas na periferia de São Paulo. Eliete é professora-tutora do curso de pós-graduação Lato sensu em Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais do Centro de Estudos Latinoamericanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo (Celacc-USP).

Em sua pesquisa de mestrado, ela desenvolveu a dissertação Na militância para o reconhecimento: um estudo de mulheres negras ativistas na cidade de São Paulo, desenvolvida na PUC-SP. Autora do livro Negras lideranças: mulheres ativistas da periferia de São Paulo (Dandara Editora), atualmente ela desenvolve doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social, na PUC-SP, com a pesquisa Representações sociais de mulheres beneficiárias do Bolsa Família e a perspectiva de autonomia.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://jornal.usp.br/radio/

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.