Eunice Prudente fala sobre mulher negra, direitos e legislação

A professora Eunice Prudente, colunista da Rádio USP, é a convidada do professor Ricardo Alexino Ferreira em mais uma edição do Diversidade em Ciência

 06/01/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 09/01/2020 as 13:20
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Eunice Aparecida de Jesus Prudente, professora da Faculdade de Direito da USP, agraciada, em 2018, pelo Conselho Estadual da Condição Feminina com a medalha Ruth Cardoso por trabalhos que desenvolve em prol das mulheres.

Ela fala sobre diversidades, principalmente sobre as condições das mulheres negras; as legislações vigentes envolvendo os crimes de racismo; as políticas afirmativas; a aplicabilidade da lei 10.639 sobre a obrigatoriedade do ensino da história da África e da cultura afro-brasileira e direitos humanos.

Eunice Prudente é presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da Ordem dos Advogados de São Paulo e, também, diretora técnica da Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo no Conselho de Transparência da Administração Pública. Também é membro da Comissão de Direitos Humanos da USP. Atualmente, é colunista da Rádio USP, com a coluna Educação e Direitos.

Foto: Divulgação/Programa Diversidade em Ciência

Ela é autora dos livros Os níveis de governo e de algumas funções públicas: atribuições jurídico-constitucionais (Editora Emplasa); O direito de participação popular nas constituições federal e estadual e nas leis orgânicas dos municípios da região metropolitana da grande São Paulo (Editora Emplasa); Preconceito racial e igualdade jurídica no Brasil (Editora Julex).

Em 2016 foi lançado o livro Direitos humanos, democracia e justiça social: uma homenagem à professora Eunice Prudente – da militância à academia (Editora Letras Jurídicas), organizado por Denise Auad.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras,  às 2 horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação  de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: https://jornal.usp.br/radio/

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.