Mudanças no WhatsApp precisam ser acompanhadas pela sociedade

Para o professor Márcio Moretto Ribeiro, a culpa das fake news não é dos aplicativos

 29/04/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP
Foto: Allan White/Fotos Públicas

Recentemente, o WhatsApp promoveu mudanças visando a dificultar a propagação de notícias falsas, dentre elas novas regras para encaminhamento de mensagens. O professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, Márcio Moretto Ribeiro, ressaltou que as novas configurações são uma resposta importante do aplicativo às críticas recebidas.

O professor relembrou o caráter privado do WhatsApp, que foi pensado para conversas particulares e não como ferramenta de divulgação pública, uso que vem se tornando cada vez mais frequente, principalmente para propagar informações falsas.

Por fim, Ribeiro destacou que o fenômeno das fake news é social e está relacionado à grande polarização atual da sociedade. O aplicativo seria assim apenas um dos meios utilizados por esse movimento.

Confira acima a matéria completa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.