Mudanças no uso do cheque especial devem favorecer consumidor

As altas taxas cobradas pelo cheque especial colocam o consumidor numa espiral de dívidas da qual não consegue sair

 15/06/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

Com o objetivo de reduzir o custo do crédito, abaixar as taxas de juros e melhorar a utilização do serviço, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aprovou um novo regulamento de uso para o cheque especial.

O professor Luciano Nakabashi, da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, conversou com a Rádio USP sobre as novas normas e seus impactos.

Com as novas regras, os bancos deverão disponibilizar opções de pagamento em condições mais vantajosas do que as do cheque especial quanto à cobrança de encargos financeiros, como parcelamento da dívida contraída, além de outras saídas de pagamento para aqueles que usarem mais de 15% do limite em 30 dias.

Além disso, as instituições vão promover ações de orientação financeira sobre a modalidade para seus clientes.

Ouça na íntegra, pelo link acima, a conversa com Luciano Nakabashi, professor de economia na FEA-RP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.