Morte de bebês por malformação do coração pode ser evitada no pré-natal

Doença é a terceira maior causa de mortes em recém-nascidos no Brasil, e afeta cerca de 29 mil crianças por ano

 12/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 29/10/2019 as 9:50
Por
Logo da Rádio USP

Diversas preocupações sobre a saúde do bebê cercam o período de gestação. A malformação do feto pode gerar complicações que levam ao óbito, e as cardiopatias congênitas são um dos problemas mais frequentes. Esses defeitos anatômicos que acometem o coração ou os grandes vasos associados ao órgão, se não forem submetidos à cirurgia, matam todo ano aproximadamente 12.500 crianças antes de completarem um ano de vida, e 23 mil ao longo da primeira infância e adolescência.

Para alertar a população sobre os perigos da doença e possíveis precauções a serem tomadas, o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) comemora, neste dia 12 de junho, o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. A solução que dá maiores chances à criança de sobreviver já está determinada: diagnosticar a doença ainda durante o pré-natal.

Foto: MedicalPrudens/Pixabay-CC

Uma vez que a cardiopatia congênita é diagnosticada ainda na gravidez, existe a possibilidade de se encaminhar a gestante para um centro de referência. Assim, o bebê pode ter um tratamento adequado com cardiopatas específicos logo quando nasce, o que faz toda a diferença, disse ao Jornal da USP no Ar a cardiopediatra Estela Azeca, da Unidade Clínica de Cardiopatia Pediátrica do InCor.

A especialista conta que uma das dificuldades do diagnóstico é a necessidade de se fazer um exame de ultrassom especificamente direcionado para analisar a formação do coração, e infelizmente poucos centros possuem especialistas e equipamento apropriado para realizá-lo. Nos casos em que não se percebe a doença antes do nascimento, o acompanhamento com um pediatra é imprescindível para que ele note os sintomas o quanto antes e encaminhe o caso para um especialista.

Existem alertas que as próprias mães podem reparar para colaborar com o diagnóstico, conta Estela. Se o bebê logo nos primeiros dias em casa demonstrar cansaço, dificuldade de mamar, ou até mesmo “ficar roxinho” quando chorar, são indícios da existência de cardiopatia. Ela ainda pontua que, durante a gravidez, se a mãe contrair alguma infecção no primeiro trimestre – período no qual ocorre a formação do feto -, fizer uso de alguma medicação, ou tiver doenças crônicas como lupus e diabete, há um risco maior de malformação do coração.

Se for realizado um bom pré-natal e o diagnóstico for feito prontamente, as intervenções podem ser realizadas com resultados muito favoráveis, explica a cardiopediatra. “Na grande maioria dos casos, se realizada uma correção cirúrgica, o prognóstico da criança pode ser alterado e ela poderá chegar à vida adulta vivendo normalmente”, conclui.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.