Métodos que tornam o uso de computadores mais confortável

Passar muito tempo em frente às telas pode causar desconforto e danos ao globo ocular

Na coluna Fique de Olho desta semana o professor Eduardo Rocha fala sobre o crescente uso de computadores pela população e a maneira adequada de se posicionar frente às telas para proporcionar maior conforto aos olhos.

Rocha fala que, no decorrer dos anos, computadores passaram a ser usados não apenas em ambientes de trabalho, como escritórios, mas também em domésticos, o que tornou sua utilização, e a de outros aparelhos eletrônicos com telas, comum. No entanto, passar mais tempo frente a esses dispositivos faz com que o globo ocular se esforce mais.

O professor conta que mecanismos de alteração de cores já foram usados anteriormente para minimizar o desconforto dos olhos e os danos ao globo,  mas ele orienta que as melhores formas para tornar o uso mais confortável é posicionar as telas de forma elevada e a uma determinada distância.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Fique de Olho.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.