Metagenômica abre caminho para avanços em inúmeras áreas

Professora da USP fala sobre técnica que é utilizada nas mais variadas áreas, desde o tratamento de tumores à melhoria do solo

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

jorusp

Metagenômica é a técnica que permite estudar genomas de micro-organismos de um nicho ecológico sem a necessidade de realizar culturas individuais. Até o momento, é sabido que o método traz avanços na área da saúde, na produção de alimentos e remédios. Maria Eugênia Guazzaroni, professora do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, explicou como a metagenômica funciona.

A bióloga conta que, até a última década, os pesquisadores se viam limitados a estudar micro-organismos que podiam ser cultivados em laboratório. Existe uma infinidade de outros organismos que só crescem em ambientes muito específicos, impossíveis de reproduzir. A metagenômica é a extração do DNA misturado de seres que vivem nos mais diversificados tipos de ambientes. Com a técnica, é possível estudar muitos genes que antes eram desconhecidos.

Recentemente, pesquisadores do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) encontraram um gene que, em combinação com enzimas já existentes, aumenta a produção de etanol de segunda geração, proveniente do bagaço da cana, muitas vezes inutilizável. A professora  Maria Eugênia destaca ainda outras finalidades. Micro-organismos que causam doenças podem ser substituídos por saudáveis, o que já é feito no tratamento de alguns tumores. Genes que inibem o crescimento de parasitas também podem ser utilizados na produção de remédios, o que está sendo estudado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. A metagenômica ainda é uma ferramenta no campo da agricultura e na consequente produção de alimentos.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados