Mesmo sendo algo cultural, casamento com menor de idade é crime

No mundo, a cada sete segundos, uma menina com menos de 15 anos se casa

 31/10/2017 - Publicado há 4 anos

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, a ONU, a cada ano, 15 milhões de meninas em todo o mundo se casam antes dos 18 anos. Entre os principais motivos que levam a um casamento infantil estão fatores como gravidez precoce e desejo de segurança financeira.

No Brasil,  jovens podem se casar, a partir dos 16 anos, com a autorização dos pais. No País, 36% das mulheres em idade infantil se casam antes de completar a maioridade, 18 anos. Atualmente, o País se encontra em primeiro lugar na América Latina e em quarto no mundo todo.

O casamento precoce é visto como algo normal em muitas culturas; entretanto, em muitos casos, pode ser considerado um ato de pedofilia ou estupro, como explica o professor da Faculdade de Direito da USP em Ribeirão Preto e juiz da Vara da Infância em São Carlos, Cláudio do Prado Amaral.

Por Thainan Honorato.
.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.