Mesmo com a crise, lucro dos grandes bancos do País aumentou 21%

Professor da USP analisa lucratividade dos brancos brasileiros e faz comparações entre setor público e privado

 26/02/2018 - Publicado há 6 anos

Na coluna de hoje, o professor Gilson Schwartz fala sobre a lucratividade dos grandes bancos brasileiros. Os últimos dados revelam que, em 2017, os lucros aumentaram 21%. O seja, mesmo em meio à crise e com a queda da taxa de juros, a rentabilidade aumentou e os bancos tiveram resultado extraordinário.

O professor esclarece que crédito público e crédito privado têm sido um dos focos das transformações que o governo Temer imprimiu na economia. Comparado ao grande salto no setor privado, o setor público está atrás. Segundo o presidente do Banco do Brasil, a rentabilidade foi de 12% e está abaixo dos concorrentes – ele afirma querer avançar mais. O professor também explica como a lucratividade dos grandes bancos influencia as pessoas físicas e as pequenas empresas.

Ouça a análise completa no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.