Meritocracia, poder e sociedade vão reunir docentes em debate na USP

O professor Marcílio Alves, organizador do evento, fala sobre o “Encontro de Docentes USP 2021”, que ocorre anualmente, sempre abordando temas de interesse dos acadêmicos

 20/08/2021 - Publicado há 4 meses  Atualizado: 24/08/2021 as 13:33
Os temas foram escolhidos com o intuito de questionar tópicos que são sensíveis para a sociedade, mas cujo debate é necessário – Docentes da USP – Fotomontagem/Jornal da USP

 

Dia 25 de agosto acontecerá o Encontro de Docentes USP 2021. O encontro ocorre anualmente, abordando temas importantes como a meritocracia, a estrutura de poder e a relação entre universidade e sociedade. Os temas foram escolhidos com o intuito de questionar tópicos que são sensíveis para a sociedade, mas cujo debate é necessário. O evento foi dividido em três mesas, cada uma abordando um dos temas anteriores.

Marcílio Alves – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

“A gente fez uma organização, pensando em fazer temas realmente polêmicos, porque é importante o professor da USP estar discutindo temas que tanto me dizem respeito, mas que também não são confortáveis, e um deles é o mérito”, contou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição o professor Marcílio Alves, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP e organizador do evento. A mesa com o tema de meritocracia contará com a participação de Michael Sandel, professor de Harvard e autor do livro A Tirania do Mérito: o que aconteceu com o bem comum?.

A segunda mesa abordará o tema da estrutura de poder da USP. Com a coordenação dos professores Bruno Caramelli e Renato Janine Ribeiro, a discussão irá girar em torno de um dos problemas que docentes estão encontrando no cotidiano e na sua carreira, que é em como se manifesta a estrutura de poder e como ela se confunde com gestão profissional. O debate buscará entender entre o fazer gestão e a progressão.

A última mesa irá discutir a relação entre a universidade e a sociedade, entender o seu papel no atual contexto do mundo. A mediação dessa mesa será feita pela professora Ana Estela Haddad e pelo professor José Eduardo Krieger. Devido aos vários aspectos que a universidade assume na formação de professores e de pesquisadores, de resolver problemas da sociedade, o painel irá tentar entender o papel da universidade na promoção de soluções para a sociedade, principalmente no contexto da pandemia.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 10h45, 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.