Meio ambiente é ponto fundamental nas relações internacionais

“Os acordos sobre meio ambiente são a segunda área de maior quantidade, depois dos acordos de comércio”, comenta Rubens Barbosa

Nesta edição de sua coluna, o embaixador Rubens Barbosa comenta sobre meio ambiente e política comercial. Segundo o embaixador, aos poucos a “política ambiental se transformou em um instrumento de política comercial”. Esse fenômeno ocorre no mundo inteiro e justifica a relevância da temática, sobretudo no Brasil atual.

“A questão do meio ambiente se tornou um dos itens mais importantes da agenda multilateral”, discorre Barbosa, e acrescenta: “Há regras da OMC, convenções da ONU e acordos de livre comércio que colocam regras verificáveis, isto é, que precisam ser comprovadas. Hoje, os acordos sobre meio ambiente são a segunda área de maior quantidade, depois dos acordos de comércio”.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, vai ao ar toda terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •