Medidas de Trump podem provocar guerra comercial

Especialista em direito internacional teme por “efeitos sistêmicos devastadores”

As sobretaxas determinadas pelos Estados Unidos, principalmente para produtos chineses, elevam o risco de “guerra comercial entre os países”, alerta Alberto do Amaral Júnior.

Para o professor da Faculdade de Direito da USP, “a plataforma eleitoral do presidente Trump, além de ser ultrapassada, coloca o mundo numa situação extremamente perigosa”.

“O mundo passou por um novo ciclo tecnológico que hoje abrange cadeias produtivas globais”, explica. “Essa é uma razão que explica grande parte do desemprego nos Estados Unidos e grande parte da competitividade dos países asiáticos na atração de capitais estrangeiros.”

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Um Olhar sobre o Mundo.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •