Maus hábitos levam a lesões irreversíveis nos dentes

O estilo de vida atual favorece o aparecimento das chamadas lesões cervicais não cariosas

 14/12/2018 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

O estilo de vida atual, marcado por dieta, prática constante de exercícios físicos rigorosos e crises de ansiedade, prejudica a saúde da boca, provocando o desgaste dos dentes, chamado também de lesões cervicais não cariosas. Tal desgaste está afetando as pessoas cada vez mais precocemente, o que acelera a necessidade de restauração dos dentes. Nesta entrevista, o tema é abordado pela professora Ana Cecília Corrêa Aranha, do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da USP. Ela enumera alguns hábitos que levam à formação desse tipo de lesão, como é o caso do consumo excessivo de alimentos ácidos, que contribuem para o desgaste dental e tendem a causar maior número de lesões.

Pessoas que se submeteram a tratamento ortodôntico e as que fazem uso de medicação também estão no grupo de risco. O fato, porém, é que as consequências das lesões cervicais não cariosas afetam a qualidade de vida. Como os dentes tornam-se mais sensíveis, a dor é um dos primeiros sinais do surgimento do problema. O mais grave, porém, é que as lesões por desgaste podem ser irreversíveis, embora existam métodos para preveni-las.

Acompanhe a entrevista pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.