Martin Grossmann mostra espaços na cidade críticos ao Modernismo

Espaços como o Sesc Pompeia e o Centro Cultural São Paulo estimulam a participação do indivíduo – o que nunca foi feito pelo Modernismo -, apontando para a pós-modernidade

 09/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 10/04/2017 as 17:19

Ouça  coluna “Na Cultura o Centro Está em Toda Parte”, com o professor Martin Grossmann.

Logo da Rádio USP

logo_radiousp_790px
.

Sesc Pompéia - Foto: Júlia Risi via Wikimedia Commons
Sesc Pompeia – Foto: Júlia Risi via Wikimedia Commons

Em sua coluna na Rádio USP, que foi ao ar no dia 9 de novembro, o professor Martin Grossmann falou sobre a crítica ao modelo modernista implantado na cidade de São Paulo, notada na arte e na arquitetura. Segundo ele, essa crítica pode ser entrevista no Sesc Pompeia, que considera e estimula a participação do cidadão – o que nunca foi característica do Modernismo. “Esse espaço empodera o indivíduo, o que gera um sentimento de pertencimento.” Para Grossmann, nessa mudança de concepção de espaço se nota a crítica ao Modernismo e a aproximação à pós-modernidade.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.